Conheça 8 tipos de massagem e seus benefícios

16/02/2022

Além da conhecida sensação de relaxamento profundo, a massagem pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde física e mental, dependendo dos tipos e modalidades desta técnica milenar.

Juliany Pelissari, proprietária do Buddha Spa, na Praia do Canto, explica que existem basicamente quatro tipos de massagem: as terapêuticas (indicadas para o tratamento de dores e disfunções), as preventivas (para o relaxamento, manutenção do bem-estar e prevenção de lesões), as desportivas (aquecimento e recuperação muscular) e estéticas (com funções modeladoras e drenantes). "Dentro destes grupos, existem várias técnicas, em que podem ser usados aparelhos , velas ou óleos que potencializam as propriedades da massagem. Inclusive, duas massagens diferentes podem ser combinadas para criar uma experiência completa, como a união da Shiatsu e Reflexologia, por exemplo", esclarece.

Ela ainda alerta que muitos benefícios das massagens são imediatos, mas para resultados duradouros e eficientes, é preciso criar o hábito de fazê-las regularmente.

Tipos de massagem

Shiatsu

É uma terapia corporal japonesa. Através da pressão dos dedos nos pontos energéticos do corpo, gera-se um grande alívio nas tensões musculares, no estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo, trazendo equilíbrio, recuperação e leveza.

Shiatsu facial

Massagem facial realizada à base de chá de camomila, que possui propriedades calmantes, com movimentos suaves e precisos. Estimula o relaxamento, circulação e rejuvenescimento da pele através do contraste de temperatura (quente-frio).

Reflexologia

Consiste na aplicação de pressão em pontos dos pés que refletem nos órgãos internos. É também indicada para aliviar tensões, além de ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo.

Ayurvédica

De origem indiana, é realizada no chão. Os movimentos são vigorosos e são usados mãos, cotovelos e pés, com o objetivo de estimular os músculos e a circulação, liberando toxinas. Também ajuda no estresse, na ansiedade, no realinhamento da postura e fortalece o sistema imunológico.

Massagem relaxante

O principal objetivo desta massagem, como o próprio nome sugere, é proporcionar relaxamento. Ela consiste em movimentos lentos e suaves e não possui contraindicação. Além de relaxamento, melhora a circulação, o estresse e a insônia e reforça o sistema imunológico.

Candle Massage

Massagem energizante e revigorante. É realizada com óleo aquecido por vela aromática. Equilibra, aquece e relaxa o corpo e a mente.

Drenagem

É uma grande aliada na retenção de líquidos.As manobras realizadas durante este tipo de massagem têm o objetivo de estimular o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas do corpo. A técnica auxilia ainda a regeneração dos tecidos, relaxa, tem ação anti-inflamatória e melhora o sistema imunológico. Além de tratar o inchaço, o processo ajuda no tratamento da celulite e melhora os sintomas da tensão pré-menstrual.

Modeladora

Massagem manual caraterizada por movimentos vigorosos e rápidos, com o objetivo de modelar o corpo, reduzindo medidas, melhorando a circulação sanguínea e, por consequência, o aspecto de celulites.