Como tratar a Síndrome de Ovários Policísticos

22/09/2022

Após a atriz Larissa Manoela divulgar em suas redes sociais que além da endometriose, descobriu também estar com a síndrome do ovário policístico, diversas mulheres indagaram-se sobre quais os sintomas, etc.

Distúrbio hormonal muito comum, a síndrome do ovário policístico pode ocorrer em mulheres entre 30 e 40 anos. De acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni, "ainda não se conhece a causa específica para ter a síndrome, mas as mulheres que são diagnosticadas podem ter alterações hormonais como excesso de produção de insulina no pâncreas e alterações em glândulas do hipotálamo, hipófise e adrenais", explica a médica.

Para o diagnóstico, as mulheres precisam realizar o ultrassom endovaginal, além de exames laboratoriais. Alguns sintomas são a irregularidade menstrual, aparecimento de acne na pele, pelos no rosto em excesso e até obesidade e infertilidade. Como não tem cura, os sintomas precisam ser controlados para não afetar ainda mais a saúde, e a obesidade é um alerta. Para a endocrinologista, é preciso esse controle para não correr o risco de gerar uma outra doença crônica. "Precisamos nos concentrar neste possível ganho de peso e tratá-lo, incluindo medicamentos para prevenir o diabetes e ainda o colesterol alto", explica a endócrino.

Gisele também recomenda a prática do exercício físico. "Ao menos 30 minutos de atividade durante cinco dias da semana, irá auxiliar na dieta, além de fazer bem à saúde em todos os sentidos", diz.