Como fortalecer seu sistema imunológico em tempos de pandemia

31/03/2020

A nutricionista Fernanda Pignaton dá dicas sobre cuidados alimentares que dão um reforço no organismo

Em meio a pandemia mundial do vírus COVID-19, a nutricionista Fernanda Pignaton nos deu algumas dicas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico através da alimentação. Além da qualidade da comida e de uma dieta balanceada, a saúde intestinal também está diretamente ligada com a ação do sistema imunológico. Por isso a especialista afirma que é importante optar pela ingestão de alimentos ricos em zinco, probióticos, vitaminas e antioxidantes.

"Como o Coronavírus age nas vias aéreas é recomendado ingerir alimentos que tenham ação protetora. Os principais nutrientes que contribuem para a melhora dos mecanismos de defesa do nosso organismo são as vitaminas A, E, C e D, e os minerais ferro, zinco, selênio e magnésio." Explica a nutricionista. Fernanda Pignaton reforça ainda que mantar o corpo hidratado é fundamental para reduzir os sintomas e as complicações caudadas pelo vírus.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada um desses nutrientes e onde encontrá-los:

Vitamina A: Possui atividade antioxidante e é capaz de aumentar a diferenciação das células de defesa do nosso organismo, intensificando dessa forma sua capacidade de reconhecer e combater agentes infecciosos. Essa vitamina também regula a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, deixando nossas vias respiratórias menos vulneráveis a infecções. Pode ser encontrada em vegetais verde-escuros (espinafre, couve, agrião etc.), frutas e hortaliças de cor alaranjada, como mamão, cenoura e manga.

Vitamina E: Esta vitamina aumenta a produção de anticorpos que irão atuar combatendo as infecções, além de também possuir ação antioxidante. Suas fontes são castanhas, nozes, amêndoas, semente de girassol, linhaça e gergelim.

Vitamina C: Atua diretamente no sistema imunológico, auxiliando na produção e diferenciação das células de defesa. Além disso, também é um potente antioxidante, possuindo assim importante função na proteção das células do sistema imunológico. Está presente em frutas como laranja, caju, goiaba, kiwi, morango, goji berry e em vegetais verde-escuros.

Vitamina D: Possui efeitos imunomoduladores, auxiliando na regulação das células de defesa. Num estudo recente publicado no British Medical Journal (BMJ), pesquisadores concluíram que a suplementação de vitamina D é segura e protege contra infecções respiratórias. É possível obter a vitamina D através da exposição solar moderada.

Ferro: O ferro faz parte da composição de várias proteínas, atuando assim, no transporte de oxigênio para as células. Vários estudos têm associado a deficiência de ferro a defeitos na resposta imunológica dos indivíduos. As fontes mais comuns são vegetais verde-escuros, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha etc.), cereais integrais (quinoa, arroz integral e aveia) e sementes de abóbora e gergelim. Comer alimentos fontes de Vitamina C após ingerir alimentos ricos em ferro irá favorecer uma maior absorção desse mineral.

Zinco: Menores quantidades deste micronutriente podem gerar defeitos metabólicos e estruturais nas principais células de defesa do organismo. O déficit desse mineral pode afetar a integridade da pele, importante barreira física protetora, ocasionando lesões que facilitariam a entrada de agentes infecciosos. As fontes de zinco são leguminosas, sementes de abóbora, castanha de caju, sementes de girassol, tahine e gérmen de trigo.

Selênio: Este mineral possui importante ação antioxidante. De acordo com diversos estudos, o consumo adequado de selênio tem fortes efeitos antivirais. É encontrado na castanha do Pará, sementes de girassol, cereais integrais e feijões.

Magnésio: Atua como cofator de enzimas envolvidas na resposta imune e maturidade de células de defesa. Esse nutriente possui importante ação bronco dilatadora, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares. Suas fontes são oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, vegetais e folhas verde escuras são boas fontes desse nutriente.