Como está a saúde dos seus pés?

05/08/2022

Causada pelo uso de calçados inadequados, o sobrepeso e a prática de atividades de impacto, a metatarsalgia é uma das maiores reclamações nos consultórios médicos

A metatarsalgia é uma condição ortopédica que causa dor na parte da frente dos pés, formada pelos ossos chamados de metatarsos. E no Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (05), fica a reflexão: como está a saúde dos seus pés?

De acordo com o ortopedista Nilo Neto, os principais fatores que levam à metatarsalgia são o uso de calçados inadequados, o sobrepeso, a prática de atividades de impacto e a presença de alterações nos pés, como joanete, além das alterações no formato dos dedos ou ante-pé cavo.

"O principal sintoma da metatarsalgia é a dor nos pés, especialmente ao permanecer em pé ou ao caminhar, além da presença de calosidades e o surgimento de deformidades no formato dos pés, como desvios nos dedos e a formação de saliências nos ossos", afirma o médico.

Nilo ressalta que há tratamento e o paciente não precisa sofrer com essas dores. "Recomendamos inicialmente o uso de medicamentos anti-inflamatórios unido à prática de massagens nos pés", destacou.

O ortopedista também informa que são indicadas também a fisioterapia e o uso de palmilhas e calçados ortopédicos.