Como a Ventosa e a Liberação Miofascial ajudam em dores musculares?

14/01/2022

A educadora física Malu Ramos explica as técnicas e seus benefícios.

Técnicas de alívio para as dores musculares tem sido cada vez mais procuradas atualmente. Entre as existentes, duas das técnicas mais em alta são a Ventosaterapia e a Liberação Miofascial. Esses métodos são recomendados por especialistas e pretendem combater a instabilidade muscular, causando alívio imediato.

Mas afinal, que técnicas são essas?

Liberação Miofascial - A Liberação Miofascial trabalha na liberação da fáscia, ou seja, tecido cognitivo que recobre a musculatura do corpo. Este tecido tensionado é liberado com instrumentos utilizados pelo profissional que fazem com que o músculo aumente a amplitude, voltando a normalidade.

Ventosaterapia - A ventosa atua sobre os pontos gatilhos da dor. O procedimento consta na sucção desses pontos gatilhos, aumentando o fluxo sanguíneo e melhora a dor específica através de uma vascularização no local.

Como o procedimento alivia a dor?

Malu Ramos explica que o procedimento completo consiste nas duas técnicas aplicadas em conjunto. Primeiramente é realizada a Liberação Miofascial para tirar a tensão muscular da região afetada pela dor. Após isso, a Ventosa é aplicada no ponto gatilho da dor.


"Muitas pessoas possuem receio em fazer a ventosa por conta dos hematomas, mas quando o procedimento é feito por um profissional qualificado e com a técnica correta, não há nenhum risco." Afirma a educadora física, que explica ainda que é normal que a pele fique roxa, por conta da sucção e do aumento de fluxo sanguíneo no local. Entretanto, técnica deve ser usada moderada e corretamente para não passar do ponto. O ideal é deixar a sucção agir por apenas três minutos.

Como evitar que as dores voltem?


Para melhorar realmente as dores, Malu Ramos frisa que é necessário a junção do procedimento da ventosa com exercícios físicos que fortaleçam e alonguem os músculos, como o Pilates. "A ventosaterapia e a liberação, são alívios momentâneos, mas é fundamental que seja feito o fortalecimento muscular e o pilates é um grande aliado, poistrabalha o corpo em geral e os músculos estabilizadores.", salienta Malu.

Sobre Malu Ramos

Malu Ramos é profissional de educação física, formada pela UVV em 2003. Possui especialização em Fisiologia do exercício, Aspectos fisiológicos do método pilates, Nutrição desportiva, Patologias osteoarticulares e Prevenção e tratamento da dor.

Proprietária do estúdio de Pilates Malu Ramos, localizado em Jardim da Penha, Vitória. Para mais informações veja o perfil @maluramospilates.