Preparativos: confira as tendências de decoração para o verão

16/12/2019

Além das tonalidades, que deverão dominar o segmento, há outras dicas também para ajudar na adaptação do imóvel para a estação

Muita gente já está contando os dias para chegar dia 22 de dezembro, quando começa o verão. E a expectativa fica ainda maior em relação as tendências voltadas para a estação, que sempre traz muita cor e, com isso, alegria também para os ambientes. Por isso, o arquiteto Flavio Zamborlini tem algumas sugestões para quem está se preparando e pretende dar alguns toques na casa para ela ficar a cara do verão. "Podemos começar pela cozinha, onde nesta época do ano ficam bem disputadas. A cozinha tem deixado cada vez mais de ser um ambiente de serviço para se tornar uma área social. Para deixar o espaço mais com a cara da estação, é possível ousar um pouco mais com as cores, texturas e facilidade de uso do espaço, já que teremos mais pessoas curtindo o local neste período. Vasos com plantas decorativas, hortaliças, louças e copos mais coloridos, potes e talheres podem estar de fácil acesso no momento de cozinhar e servir. São pequenas intervenções que trazem para o espaço o clima da estação", comenta.

Para quem está mais animado e quer investir numa mudança dos espaços para ficar a cara das tendências do novo ano que se aproxima, existem soluções de revestimentos que podem mudar a identidade do ambiente em poucas horas como, por exemplo, os modelos em 3Ds, decorativos, e até papel de parede ou pintura com uma nova cor. O importante é entender as tendências que combinam com cada estilo de espaço e também com os moradores e, ainda, encontrar soluções para chegar ao objetivo.

As padronagens também chegam com tudo, especialmente neste período do ano. A consultora da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, destaca que seja na casa de praia ou na residência fixa, os móveis com estampas têm conquistado mais o gosto das pessoas e estão entre os destaques para o próximo ano. "É possível explorar as diversas combinações e, como elas precisam ser iguais, pode-se usar os desenhos para complementar a decoração. Seja nos tapetes, capachos ou nas capas de almofada, os padrões quebrados podem ser interessantes para decorar qualquer ambiente", sugere.

Além das cores com os móveis é possível também apostar numa composição com colagens divertidas e criativas, ao invés de pendurar quadros, na sala, por exemplo. Assim, é possível deixar o ambiente mais descolado. Mas, se as padronagens parecem uma ideia muito ousada para descorar a casa, outra aposta que deve se firmar no próximo ano, mas que sempre teve o seu fã clube fiel, em várias épocas, é o tom sobre tom. "A principal novidade no uso desta tendência, que pode até ser vista como alguns como clássica, é combinar a parede com a mesma cor das mobílias", orienta.

E para quem curte criar um visual mais moderno e trabalhar bem as combinações de cores, os revestimentos serão peça-chave em qualquer ambiente. Os azulejos quadrados voltaram e estão sendo apresentados em versões mais coloridas e maiores, que serão uma forte tendência e compõe muito bem com a pia do banheiro ou o backsplash (revestimento entre o balcão e os armários superiores na cozinha). Ou seja, as possibilidades são diversas e eles tem tudo para dominar a casa.

A volta das cores

Por muito tempo, o minimalismo e os tons neutros dominaram as paletas de cores na decoração dos ambientes. Mas, recentemente, os especialistas começaram a apontar para a volta do colorido na decoração. Aliás, há algumas cores que estão mais em evidência nessa mudança de ares. Dentre eles, está: o rosa antigo; o verde, que é o novo cinza; o pistache bem marcado, como opção para usar algo mais claro; e os tons terrosos - como mostarda, ocre, terracota, marrons - que seguem em alta.

Mas, não é preciso pintar as paredes ou renovar a forração do sofá por conta dessas dicas. Siga tendências apenas se você sentir que pode mudar algo em seu imóvel. Fazer a mudança aos poucos ou usar os acessórios, como almofadas, poltronas, tapetes, cômodas e luminárias, podem cumprir esse papel para deixar os ambientes com a cara do verão.