Chás são ótima pedida para ansiedade e imunidade

15/06/2021

Estamos no outono e o clima mais ameno é propício para abusar dos chás e aproveitar todos os benefícios desta bebida milenar. Durante a temporada mais fria, eles não só ajudam a aquecer o corpo, mas também a combater a ansiedade e a melhorar a imunidade, sendo um ritual que acalma e traz paz.

E neste momento de pandemia em que o nível de estresse está muito elevado, o chá pode ser um grande aliado, como explica a tea sommeliere Dani Mendes, também à frente da loja virtual Garimpei4you.

"Os chás provocam conforto interno, já que contêm ativos que harmonizam as emoções e garantem equilibrio físico. Quando paramos para fazer qualquer coisa por nós mesmos isso gera prazer e bem-estar. Preparar um chá é terapia, uma forma de dizer ao corpo 'Estou cuidando de você'", afirma Dani.

Ela esclarece que existe uma substância chamada Ltheanina na Camellia Sinensis que aumenta o índice de dopamina e serotonina, que influenciam diretamente nas nossas emoções, promovendo bem-estar, relaxamento e motivação, por isso controlam a ansiedade. "Vale lembrar que chamamos de chá tudo que é proveniente da Camellia Sinensis, as outras plantas são infusões e também têm seus benefícios".

Ainda segundo ela, as plantas tem propriedades medicinais que ajudam a prevenir doenças e a deixar o organismo mais fortalecido. "Existem dois chás que são ótimos para depurar o fígado: o chá amarelo que tem grande quantidade de ácido gálico e o Puerh que é um chá fermentado e extremamente diurético. A dica para quem não tem costume de consumir chá é ir tomando os blends com algum sabor que já gosta. Aproveite cada gole para desfrutar lentamente o sabor e sentir o aroma prazerosamente", ensina.

A especialista selecionou bebidas que ajudam a controlar ansiedade e fazem bem à saúde. Confira.

Chá branco - é delicado e suave ao paladar por ser o menos processado. Entre os benefícios estão: acelerar o metabolismo, pois é termogênico, neutralizar ação dos radicais livres devido os antioxidantes e, segundo estudos, auxiliar no combate ao câncer de próstata e estômago e controlar a pressão arterial por ter propriedade vasodilatadora.

Chá verde - considerado uma das bebidas mais saudáveis do planeta, o chá verde é o mais popular na área da saúde.É rico em catequina EGCG que são antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento celular.De acordo com a revista European Journal of Preventive Cardiology, estudos comprovaram que na China, onde se consome muito chá, houve redução da taxa de doenças cardiovasculares e mortalidade por outras doenças devido o consumo regular da bebida. O chá verde ainda atua no sistema imunológico, de modo geral, e o recomendado é que seu consumo seja de 600 ml por dia, três vezes por semana.

Puerh - o chá puerh, assim como um bom vinho, fica anos ou décadas sendo fermentado e devido aos microorganismos gerados neste processo de fermentação é considerado um chá vivo e muito valioso. Ele acelera o metabolismo para a queima de gordura, favorece a digestão e é considerado ótimo depurador de fígado, além de ser diurético e ajudar na retenção de líquidos.

Oolong - também conhecido como chá azul, mas que de azul não tem nada, tem oxidação mais baixa que o chá preto e menor índice de cafeína (teína). De sabor ele se aproxima mais ao chá verde, mas não tem o típico sabor herbal e vegetal.É proveniente da China e Taiwan, onde este último é considerado o berço dos oolongs. Ele ajuda a evitardoenças cardiovasculares, diabetes, alzheimer, evitando declínio de funções cerebrais.

Chá amarelo - o chá amarelo tem três vezes mais ácido gálico que o chá verde e oito vezes mais que o chá branco. O ácido gálico protege o fígado contra toxinas e estimula a produção de enzimas hepáticas. As toxinas danificam as células, favorecendo a retenção de líquidos e dificultando o emagrecimento.

Infusão de Rooibos - uma infusão boa para quem não pode consumir cafeína, principalmente gestantes, é o Rooibos, um arbusto da África do Sul que tem uma cor de caramelo e sabor naturalmente adocicado. Os benefícios são inúmeros, mas além de rica em cálcio e ferro, esta infusão estimula a produção de insulina, é diurética, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, combate gastrites e é anti-inflamatória. Foto Fernnda Ribeiro.