Chá fermentado para sua saúde

29/01/2021

No ano de 2021 estamos acompanhando a vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, e a torcida é grande por um resultado eficaz para que todos possam voltar à vida normal. Com a pandemia, cuidar da saúde nunca foi tão primordial e a correta higiene é um dos fatores mais importantes para a prevenção da doença, além da valorização da alimentação e da prática dos exercícios físicos.

Você já deve ter ouvido falar de Kombucha. A bebida saudável - conhecida internacionalmente - oferece diversos benefícios à saúde. Faz bem ao intestino, dá mais energia e disposição, ajuda no controle do peso, entre outros. Aqui no estado desde 2016 o produtor de Kombucha e Master Brewer Jovan Demoner, conduz a marca - Kombucha Vivaodia - na capital, Vitória. "Somos a primeira Kombucheria Capixaba com registro no MAPA e Certificação Orgânica no Brasil, e fundadores da Associação Brasileira de Kombucha (ABKOM)."

O Kombucha Vivaodia é uma bebida probiótica obtida pela fermentação do chá verde (Camellia Sinensis) adoçado com açúcar orgânico, na presença de uma colônia de bactérias e leveduras que auxiliam a regular o intestino. E como é feita essa colônia de bactérias e leveduras?

Demoner explica que na atividade de preparação é formado um biofilme, chamado scoby - sigla em inglês para colônia simbiótica de bactérias e leveduras - que é usado no processo de fermentação do chá verde adoçado. Você prepara o chá, adoça e fermenta com essa colônia". O grande insight é o tempo de fermentação e a temperatura utilizada, para que fique com um paladar agradável levemente doce e ácido. Os cuidados com higiene também são muito importantes para evitar a contaminação por microrganismos patógenos. Já estamos na 230ª fermentação ininterrupta, e como fermentamos toda semana temos uma reserva de colônias que duram de quatro a cinco gerações e depois são trocadas", explica Demoner.

Este processo artesanal é cuidadoso, leva semanas, e o resultado é uma bebida gaseificada naturalmente na própria garrafa e levemente frisante. Possui características marcantes conforme a saborização onde são acrescentadas frutas, ervas e especiarias. Os sabores exclusivos criados pelo produtor da Kombucha Vivaodia que agradam em cheio são, Original, Uva Bordô, Gengibre, Maracujá, Lúpulo e Manga com cardamomo.

Agora que deu para compreender um pouco como é feito o Kombucha, vale saboreá-lo entendendo que você estará tomando um chá fermentado que é probiótico, detoxificante, antioxidante e que precisa de regularidade no uso para obter seus benefícios que são muitos, como, ajuda a combater o estresse e a ansiedade, estabiliza o humor, proporciona uma mente focada, energia e disposição pela presença do aminoácido L-Theanina, combate radicais livres, contribui para preservar as articulações e é fonte de metabolitos valiosos para a saúde como enzimas digestivas, aminoácidos e substancias antibióticas naturais.