Câncer de Pulmão – Prevenir ainda é o melhor remédio

09/03/2022

Após a atriz Ana Beatriz Nogueira descobrir que está com câncer de pulmão, o assunto voltou à tona e algumas dúvidas surgiram. Uma das mais recorrentes é quem é fumante tem mais chance de desenvolver o câncer? O Covid pode agravar a situação e causar o câncer?

Para a pneumologista Jessica Polese o que tem acontecido é que as pessoas estão achando que os casos de câncer de pulmão aumentaram, mas isto não é verdade. "O que ocorre é que como o Covid afeta os sistemas respiratórios, mais pacientes estão fazendo tomografias do órgão, e estão descobrindo mais cedo pequenos tumores, como aconteceu com a atriz", explica a médica.

Em relação aos fumantes, 85% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. "Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão", afirma Jessica.

É preciso ficar atento aos sintomas como tosse crônica, rouquidão, falta de ar, pneumonia persistente. "O corpo dá os sinais de que algo não está bem, é preciso procurar um médico para a prevenção", diz a pneumologista.

"Em tempos de pandemia, com a confusão ainda é feita em relação a gripes, vírus, pneumonia, qualquer fator que ligue o alerta, deve ser de procura de um especialista para a devida medicação e tratamento", pontua a médica.


Foto de Camila Baptistim