Busca pelo mercado vegano cresce em 300%

19/01/2022

Com a ascensão do veganismo no Brasil, foi preciso que houvesse uma mudança de postura no mercado a fim de atender a esse público que descarta produtos de origem animal e preferem produtos veganos nos mais diversificados setores.

Mas, diferente do vegetarianismo, que está restrito a alimentação, o veganismo vai muito além. Ele exclui qualquer coisa que seja de origem animal ou que o tenha usado como teste, seja na alimentação, roupas e cosméticos.

E se antigamente os veganos não tinham opções de produtos que seguissem pela mesma linha ideológica e apoio a causa, agora o cenário é diferente. Para ter uma ideia, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, de Janeiro de 2016 a Janeiro de 2021 o volume de buscas pelo termo "vegano" aumentou em 300% no Brasil.

O mercado da beleza não ficou de fora dessas mudanças. De acordo com a farmacêutica Luiza Scardua, da Globo Fórmula, os produtos veganos como, em sua maioria, são biocompatíveis com a pele, mais fáceis de serem absorvidos e conseguem acelerar o resultado.

"Para que seja considerado vegano, eles não podem conter ingredientes de origem animal - como mel, leite, cera de abelha, lanolina ou colágeno. Por isso, também, é uma boa indicação para aquelas pessoas com peles muito sensíveis e propensas a alergias, já que eles possuem menos ingredientes em suas composições", recomenda.

LINHA VEGANA CUIDADOS DIÁRIOS

(Desenvolvida exclusivamente com ativos naturais sem conservantes, parabenos, silicone, propilenoglicol e óleos minerais)

SABONETE LÍQUIDO FACIAL VEGAN

- Indicado para todos os tipos de pele;

- Promove a limpeza profunda e renovação celular;

- Desenvolvido com óleos essenciais que contribuem para a proteção natural da pele.

COMPOSIÇÃO: Óleo essencial de lavanda, laranja doce, ylang ylang e gerânio

Modo de usar: Lavar a face 2x ao dia

CREME PARA MÃOS VEGANO

- Promove a recuperação da pele, reestabelecendo a vitalidade e elasticidade.

- Mantém a hidratação e evita o ressecamento.

COMPOSIÇÃO: Manteiga de Karite, Manteiga de Murumuru e vitamina B5.

LOÇÃO REPELENTE NATURAL VEGAN

- Desenvolvido a base de óleos essenciais promove a proteção da pele sem causar irritação;

- Não contém alergênicos e conservantes.

COMPOSIÇÃO: Óleo essencial de citronela/ Óleo de andiroba/ Vitamina E/ Alantoína

Modo de usar: Aplicar na pele e reaplicar a cada 4 horas.

SABONETE FACIAL ANTIACNE VEGAN:

- Desobstrui os poros, reduz a oleosidade e equilibra o pH da pele.

- Ação cicatrizante, antisséptica e regeneradora da pele.

COMPOSIÇÂO: EXTRATO DE PRÓPOLIS, HAMAMELIS, CALENDULA E ZINCO

Modo de usar: Lavar a face até 2x ao dia

FILTRO SOLAR VEGANO

Usar protetor solar na estação mais quente do ano já é requisito para curtir o verão de forma segura sem causar mal a pele. Mas, a defesa contra os raios ultravioleta do sol pode ser também sustentável.

Segundo a farmacêutica, Luiza Scardua, nenhum componente do protetor vegano é testado em animal. "A maioria dos protetores solares têm em sua formulação substâncias químicas como: Oxybenzone, Octinoxate, Octocrylene, Homosalate, Octisalate, Avobenzone, Parabenos, Phthalates ou Phenoxyethanol, entre outros. Essas substâncias, além de fazer mal ao ecossistema, ainda apresentam risco à saúde da pele", conta.

O produto, ao mesmo tempo que é isento de ingredientes de origem animal, usa ativos das plantas que são ricas fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. "Como as plantas são fontes de ativos presentes nos cosméticos naturais, você pode dar à sua pele o combustível de que ela precisa para permanecer vibrante e jovem. É a verdadeira potência da natureza a favor do bem-estar", reforça Luiza.

O filtro solar vegano da Globo Fórmula tem fator de proteção 60 e toque seco. É um produto muito indicado, principalmente, para quem tem dermatite atópica e para gestantes.