Bons exemplos incentivam crianças a cuidar da saúde bucal

04/05/2021

Ensinar aos pequenos, desde cedo, sobre a importância da higiene dos dentes só vai gerar benefícios para o resto da vida deles

Como disse o pensador e filósofo chinês, Confúcio, "a palavra convence, mas o exemplo arrasta". E para quem tem a missão de educar os filhos, esta frase costuma ser seguida como um mantra. Afinal, falar é importante, mas muitas lições só são aprendidas pelas crianças, quando também são realizadas pelos adultos. É o que ocorre, por exemplo, com a higiene bucal. Todos sabem de como este cuidado com dentes e gengiva é fundamental para reduzir o risco de cáries e também da saúde de todo organismo. Mas, para os pequenos, não tem nada melhor para este ensinamento do que visualizar os adultos darem a devida importância para isso.

E de acordo com a odontopediatra da Odontoclinic, na Unidade de Laranjeiras, Lygia Rostoldo, uma boa forma de começar este incentivo, pode ser, por exemplo, escovando os dentes junto com a criança ou deixá-la escolher sua própria escova (sempre de acordo com as características indicadas para a idade dela). "A partir do momento em que a capacidade motora já estiver mais desenvolvida, é hora de iniciar o aprendizado com a escovação, pelo menos três vezes ao dia, com um creme dental com flúor. Esse é o passo mais básico em relação a higiene bucal. Ele deve ser ensinado às crianças o mais cedo possível, para que se torne um hábito em suas vidas", orienta.

O uso do fio dental também é aconselhado a ser usado diariamente a partir dos três anos. "Ele remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. De oito anos em diante as crianças já podem usar o fio dental, porém sempre com a supervisão final dos pais", recomenda. A alimentação também é um item importante, que se relaciona intimamente com a higiene e saúde bucal. "Oferecer uma alimentação equilibrada para os pequenos, com pouco açúcar é fundamental", lembra.

Para finalizar, não deixe de levar as crianças para consultas regulares com o dentista e assim também adapta-lo a esse hábito desde pequeno. Assim, serão grandes as chances de que ele continue a seguir por este caminho e ter um lindo sorriso por toda a vida.

Técnicas de escovação para ensinar as crianças:
- Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
- Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.
- Escove a superfície externa de cada dente com movimentos circulares em forma de bolinhas
- Escove a superfície de cada dente usada para mastigar com movimentos de vai e vem.
- Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.