Black Friday: especialista orienta empreendedores a já começarem a se preparar para a data

30/09/2021

Glaucio Siqueira, consultor de Empresas, destaca o planejamento como ferramenta indispensável para atrair clientes e promover a fidelização

O dia 26 de novembro de 2021 já está marcado no calendário do varejo, é a Black Friday. A data é uma tradição americana que ganhou força no Brasil e é esperada por consumidores, de acordo com pesquisa realizada pela RBS. A entidade apurou que mais de um terço dos entrevistados já definiu o que irá comprar na Black Friday 2021 e 60% já está de olho nos valores dos produtos que querem comprar.
"Ao pensar em novembro parece que está longe, mas na verdade, para o empreendedor, já está em cima da hora. O momento de planejar a Black Friday já chegou, é a hora identificar oportunidades e planejar o investimento na campanha on e off-line. Para garantir o sucesso na Black Friday é preciso que a operação seja completa e bem alinhada", alerta Glaucio Siqueira, consultor de Empresas.
Para ajudar na elaboração das ações de Black Friday, Siqueira dá cinco dicas para empresários se preparem:
:: Identifique oportunidades: nesta época competimos com grandes varejistas, então o importante é ir além do preço reduzido (que é chamariz da ação); ofereça diferenciais como descontos progressivos, serviços especiais e kits.
:: Hora de girar o estoque: aproveite a Black Friday para colocar em evidência produtos que estão "encalhados" no estoque. Faça um mapeamento de seu estoque e os coloque em condições especiais de venda, afinal, produto parado é dinheiro parado também.
:: Esteja online: invista no marketing digital, a publicidade em sites e aplicativos são decisivos na tomada de decisão pela compra tanto nas plataformas digitais, quanto na compra em loja física. Quase 70% das pessoas utilizam esses recursos como referência antes de comprar, segundo pesquisa da RBS.
:: Faça o planejamento financeiro da ação: defina o orçamento para aplicar em publicidade durante o mês de novembro e busque acordo com fornecedores para garantir insumos e produtos com preços melhores. Não deixe para a última hora para não atrapalhar o fluxo da operação.
:: Atenção no pós-venda: aproveite a Black Friday para fidelizar novos clientes atraídos pelas promoções, para isso invista no pós-venda. O atendimento pós-venda melhora a experiência.