Associações e comunidades ajudam idosos no acesso a direitos e bem-estar

08/07/2024

Com o crescente envelhecimento da população brasileira, muitos idosos enfrentam dificuldades para acessar seus direitos e obter o devido atendimento à saúde e bem-estar. Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% só nos últimos 12 anos, e neste cenário as associações e entidades voltadas para esse público têm papel fundamental de auxílio e assistência social.

Por ter a maior parte dos associados acima de 60 anos, a Associação Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires), têm como principal objetivo cumprir esse papel de assistência e defesa dos direitos da população sênior associada.
"Grande parte dos nossos membros são idosos que, muitas vezes, não têm familiares próximos ou não sabem como buscar os seus direitos. Por isso, atuamos de forma ativa para garantir o acesso a exames, equipamentos hospitalares, medicamentos e orientações", explica o Presidente da Aspomires, Capitão Guilherme Thompson.

Entre as ações realizadas, estão a cautela de cadeiras de rodas, camas hospitalares e materiais de saúde, além de visitas domiciliares, orientações sobre cadastros em programas governamentais e acompanhamento junto a órgãos como o IPAJM. Caso haja alguma dificuldade ou impedimento, o associado ainda pode acionar o Departamento Jurídico da entidade para assegurar seus direitos. "Nosso objetivo é proporcionar bem-estar e amenizar as agruras pelas quais alguns idosos estão passando", enfatiza o presidente.
Estar vinculado a associações e comunidades, governamentais ou não, além de ser importante para a assistência cívica do idoso, pode ser benéfico para sua vida social. "Temos muitas atividades para nossos associados, é importante para que eles mantenham o convívio com os amigos e tenham momentos de lazer e diversão", completa Capitão Thompson.