As vitaminas fundamentais para a saúde dos idosos

31/07/2021

A ingestão de vitaminas traz inúmeros benefícios para o corpo humano, garantindo o seu equilíbrio

Sabemos que a ingestão de vitaminas traz inúmeros benefícios para o corpo humano, garantindo o seu equilíbrio. Na terceira idade, sua reposição se torna fundamental para evitar problemas como queda da imunidade, desgaste ósseo, entre outros. A farmacêutica Tatiana Martim Rocha explica quais são os nutrientes essenciais para os idosos.

A especialista destaca que uma alimentação adequada é fundamental para a saúde dos idosos e que a suplementação vai atuar em conjunto, repondo as vitaminas e sais minerais. "É importante essa reposição para tratar as deficiências nutricionais, garantindo uma melhor qualidade de vida a este público", destaca Tatiana.

Confira quais são as vitaminas essenciais para o perfeito funcionamento do organismo dos idosos:

- Cálcio: importante para manter os ossos resistentes, além de auxiliar na saúde do cérebro e do coração. É encontrado em alimentos como quinoa, feijão branco e brócolis

- Potássio: responsável por diminuir os níveis de sódio no organismo, também regula a pressão sanguínea e combate a prisão de ventre. Encontrados em alimentos como abacate, banana e peixes.

- Vitamina C: além de fortalecer o sistema imunológico, é um ótimo antioxidante. É encontrada em alimentos como kiwi, laranja e couve.

- Vitaminas do complexo B: composto por 8 tipos de vitaminas, são importantes para a saúde do cérebro, além de fortalecerem o sistema imunológico e combaterem problemas como anemia, demência, cansaço e irritabilidade. Encontradas em alimentos como carne vermelha, ovos e oleaginosas.

- Vitamina D: auxilia no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular e também na formação de ossos e dentes. Sua deficiência causa problemas como osteoporose e fadiga. A maior parte desta vitamina é produzida pelo corpo através da exposição ao sol.

- Ômega 3: melhora a memória e a disposição, além de controlar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais e até Alzheimer. Está presente em alimentos como peixes de água do mar, nozes e azeite de oliva.

- Coenzima Q10: também conhecida como ubiquinona, possui propriedades antioxidantes. E ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, reduz a fadiga, entre outros benefícios. Está presente em alimentos como frutas secas, carnes e legumes verdes.

- Colágeno tipo II: seu uso melhora a saúde das articulações. Entre seus inúmeros benefícios, estão a melhora das dores articulares e aumento na flexibilidade das cartilagens nas articulações, melhorando os movimentos.