Arquitetas capixabas ganham concurso para projetar novo restaurante na Curva da Jurema

11/11/2022

A dupla Natiele Dalbó e Patrícia Palhano venceram o concurso Archathon Studio e realizam o projeto do restaurante Tekoah especializado em frutos do mar, que abre as portas neste mês de novembro

A Curva da Jurema vai ganhar um novo point de gastronomia e entretenimento com projeto arquitetônico inovador, moderno e cheio de conceito. É o Tekoah, que abre as portas neste mês de novembro, e seu projeto é fruto de um concurso realizado pela archa.company, no qual diversos escritórios de arquitetura do Estado se inscreveram e enviaram seus projetos, e o vencedor foi a Ecoar Arquitetura, das capixabas Natiele Dalbó e Patrícia Palhano.

A dupla venceu a modalidade Archathon Studio, que tinha como tema a idealização de um restaurante asiático especializado em frutos do mar. E assim nasceu o Tekoah, que está com as obras a todo vapor e abre as portas neste mês de novembro, na curva mais badalada de Vitória.

Envolver o visitante em direção às ondas do mar sem sair da areia foi o ponto de partida para o projeto do novo restaurante, que promete uma experiência paradisíaca que só o ambiente marítimo pode proporcionar. A propósito, o nome do local é uma palavra de origem tupi-guarani que significa "lugar bom de se viver".

'Amamos desafios e logo que saiu as inscrições para o concurso decidimos participar. E entre tantos escritórios e colegas da área, ser o projeto vencedor e assim colocar em prática nossa ideia e todos os capixabas poderem usufruir disso, foi demais. Mais uma conquista para nosso escritório e um reconhecimento de que estamos no caminho certo", comentam felizes as arquitetas.

Mais detalhes do restaurante

As cores e texturas da fachada do Tekoah remetem ao mergulho no mar. No acesso principal, a sensação das ondas é promovida pelo tecido aplicado no forro, que remete às velas das embarcações marítimas. Já as ondas do mar inspiraram a criação de um painel ripado, que juntamente com as texturas e cores da areia deixam o ambiente ainda mais acolhedor.

Na área central do restaurante, onde deliciosos pratos serão preparados, foi criada uma atmosfera náutica onde uma canoa parece navegar na vastidão do oceano. E para apreciar a excelente gastronomia, o visitante do Tekoah terá diferentes opções de acomodação: "Criamos lounges, espaços mais reservados, mesas ao ar livre e um barco que vai atravessar os espaços servindo de bar, na parte interna, e de espaço de permanência na área externa, onde é possível desfrutar, um pouquinho, da sensação de navegar" afirma a arquiteta Natiele.

Para os amantes da fotografia e de um belo registro, o novo point será um verdadeiro Oásis de espaços "instagramáveis". Na vegetação na entrada do restaurante, no lounge, no barco e na área externa. Já quem curte um bom jogo de futebol, o quiosque também contará com telão, para que o visitante acompanhe os jogos da Copa. "Já demos vários spoliers desse projeto que está ficando lindo. Em breve os capixabas vão poder ver tudo isso ao vivo. Aguardem", conclui a arquiteta Patrícia.

Sobre o Archathon

O Archathon é um projeto da archa.company, o primeiro e o maior Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil. Já ocorreu em diversas cidades brasileiras, mas nasceu no Espírito Santo, um produto genuinamente capixaba que teve como primeiro prêmio um ambiente assinado na CASACOR 2016, e desde então, apresenta ao mercado talentos das áreas de arquitetura e design.

Por meio de sua plataforma Archademy, capacita arquitetos com conteúdos especializados, fomenta transações em seus centros de negócios, possibilita o gerenciamento de projetos e oferece crédito para a realização de projetos. Hoje a plataforma já possui mais de 60 mil Arquitetos e Designers de Interiores, o que representa 30% do mercado brasileiro.