Áreas de descompressão: tendência nos ambientes corporativos que afeta diretamente no resultado da empresa*

24/11/2022

Especialista dá dicas de como criar esses ambientes que ganham força nas empresas por melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e consequentemente gerar mais e melhores negócios

Imagina você no seu local de trabalho poder tirar uma sonequinha no horário de almoço, bater bons papos no intervalo com os colegas de trabalho, ou mesmo aliviar o stress, tudo em um espaço pensado para esse momento com puffs, almofadas, sofás, poltronas confortáveis, e outras novidades do mobiliário corporativo. São os chamados 'Espaços de Descompressão', uma tendência que veio para ficar nos ambientes corporativos, principalmente pós-pandemia, no qual as empresas passaram a olhar ainda mais para o bem-estar e qualidade de vida dos seu colaborados.

Segundo a empresária Ilma Mendonça, sócia-proprietária da Master Office Design, com 30 anos de experiência no segmento de mobiliário corporativo, a procura por esse tipo de mobiliário vem crescendo exponencialmente e com isso, grandes marcas nacionais de móveis estão apostando cada vez mais em novidades e materiais para criar um mobiliário além do funcional, mas cada vez mais ergonômico, confortável, estimulante. "A ideia é que esse ambiente seja uma pausa criativa do colaborador, que ele se desconecte para depois voltar ao trabalho com mais energia para manter o foco. E para provocar esse efeito de fato, é importante o empresário investir no mobiliário correto, afinal diversos estudos em todo o mundo já comprovaram que fazer pausas durante o expediente aumenta a produtividade do colaborador", explica a empresária.

Os espaços de descompressão são elaborados para serem áreas estimulantes e descontraídas, por isso é preciso pensar nos elementos que compõem o local. Segundo a arquiteta Jacque Barros, especialista em projetos corporativos, para que essas áreas se tornem atrativas, é preciso pensar na sensação que o ambiente quer provocar, a chamada 'Ergonomia Cognitiva'. "Não é apenas uma poltrona confortável, puffs e almofadas pelo chão, é pensar na luminosidade do lugar, na acústica, nas cores do mobiliário. Tudo isso afeta diretamente a produtividade e bem-estar de todos que ali circulam. Se é uma área de descompressão, os móveis não devem ser neutros, por exemplo, e sim cores vibrantes, cadeiras e poltronas com curvas que abraçam e trazem aconchego, e outros pontos fundamentais para criar esse espaço de descontração, desconexão. Paisagismo e até jogos interativos podem ser integrados nesse ambiente dependendo da cultura e estilo da empresa", explica ela.

É por isso, que a Master Office Design, referência no segmento mobiliário corporativo em Vitória, vai além dos móveis e também trabalha com projetos completos para levar todas as soluções possíveis para a empresa. Segundo a empresária Ilma Mendonça, não é só pensar nos móveis, mas onde eles serão inseridos, ou seja, como é a planta desse projeto ou ambiente, a acústica do espaço, as cortinas, carpete, divisórias, e é por isso, que a loja trabalha com todas essas soluções integradas para dar o melhor resultado à empresa e a seus colaboradores que são quem de fato vão usufruir de toda essa estrutura para ter melhor qualidade de vida e assim estar mais motivado a dar melhores resultados.

Master Office Design

Av. Cezar Hilal, 800 - Bento Ferreira, Vitória.

Telefone: (27) 99778-6075

Horário de funcionamento: segunda a sexta de 8h às 18h

Instagram: https://www.instagram.com/masterofficedesign/