ArcelorMittal lança segunda edição do Prêmio Mulher

22/10/2021

A ArcelorMittal Tubarão lança, no próximo dia 28 de outubro (quinta-feira), a segunda edição do Prêmio Mulher. A iniciativa visa identificar e reconhecer mulheres, em diversas áreas de atuação, que estejam à frente de negócios ou projetos sociais transformadores. A solenidade será realizada das 19 às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da ArcelorMittal Brasil.

O lançamento contará com participação da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e de executivos da empresa, como o CEO ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira; a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel; a diretora de Suprimentos ArcelorMittal Brasil, Raquel Pitella Cançado; a diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil, Marina Soares; o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, dentre outros.

Também terá participação da empresária da área de doces Mazé Lima, ex-faxineira mineira que se tornou referência em empreendedorismo no país. Dona de uma história emocionante, ela já trabalhou na roça, fez faxina e, ao ficar desempregada e com dois filhos para criar, começou seu próprio negócio com apenas 20 reais. Por sua trajetória de foco e perseverança é fonte de inspiração para mulheres empreendedoras. Dentre os prêmios que já conquistou estão o Mulheres Notáveis de Minas Gerais, na categoria Comércio, o concurso "Cante sua História", do Sebrae Nacional, e o Prêmio Mulher de Negócios Sebrae. Ela fará parte do painel "Mulheres empoderadas, inspiradoras e empreendedoras", junto com a diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil, Marina Soares.

Nesta edição, o Prêmio Mulher foi ampliado e envolverá também a participação do estado de Santa Catarina. A premiação será realizada pela ArcelorMittal Vega, empresa do Grupo que fica no município catarinense de São Francisco do Sul.

O Prêmio

Realizado pela primeira vez em 2019, o Prêmio Mulher deste ano foi ampliado e passou a contar com mais três categorias: Acadêmicas, Imprensa e Público Interno, que vieram se somar às categorias Privado (MEI e ME), Público e Terceiro Setor.

Em alinhamento aos princípios e valores da Política de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal, poderão participar mulheres, cisgêneros e transgêneros. Elas deverão ter mais de 18 anos e ser residentes no Espírito Santo ou em Santa Catarina.

"O Prêmio Mulher nasceu com o propósito de valorizar e estimular as ações de quem busca construir um mundo melhor e, a partir dele, queremos reconhecer e capacitar empreendedoras e gestoras públicas que possuem um importante trabalho de transformação social", explica a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel.

Poderão concorrer negócios, iniciativas, ações ou projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo ou Santa Catarina, há até cinco anos, conduzidos exclusivamente por mulheres e que gerem transformações sociais, econômicas ou ambientais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre 28 de outubro e 22 de dezembro no site brasil.arcelormittal.com/premiomulher.

Equidade

O Prêmio Mulher se une às demais ações da ArcelorMittal que reforçam o seu compromisso com a formação de uma sociedade mais justa, diversa e com equidade. "Desenvolvemos uma série de iniciativas com esse propósito, como o desenvolvimento de Grupos de Afinidade em prol da diversidade, a Coalização Empresarial para Equidade Racial e nossa adesão ao Fórum de Empoderamento Feminino, entre outras", citou a gerente.

Categorias concorrentes:

Privado: MEI: projetos de microempreendedoras individuais. ME: projetos de diretoras e/ou sócias (ou capitaneados por mulheres que trabalhem nessas empresas, conforme declaração) de micro, pequenos, médios e grandes negócios.

Público: Categoria destinada às servidoras públicas das esferas municipal, estadual ou federal.

Terceiro setor: Categoria voltada para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes comunitárias.

Público interno: Empregadas da ArcelorMittal Aços Planos - Unidades Tubarão e Vega.

Acadêmicas: Estudantes da Graduação, Pós-graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado.

Imprensa: Reportagem com tema de transformação social, publicada antes da inscrição (entre 15/06/2019 e 22/12/2021) e em veículos reconhecidos no mercado.

Avaliação e premiação

Todas as propostas concorrentes serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que considerará critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e o potencial de transformação. Serão classificadas quatro mulheres de cada estado e por categoria/subcategoria, num total de 56 finalistas, sendo 28 por estado. Ao final, 14 mulheres (sete de cada estado) serão vencedoras do Prêmio Mulher.

O concurso prevê duas premiações, sendo que a primeira será um treinamento de 25 dias úteis, a ser ministrado, em conjunto para as 56 finalistas, nas sedes da ArcelorMittal Tubarão e ArcelorMittal Vega. O tema do treinamento será "Jornada de Aprendizagem", oferecido pela Wis Educação e buscará promover o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam úteis aos seus respectivos projetos, por meio de apresentação de conteúdos, debates, encontros conduzidos e em grupo, dentre outros. O curso terá carga horária de 13 horas por participante, num total de 30 dias, e incluirá certificado de participação. Será ministrado de 11 de fevereiro a 17 de março de 2022.

Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil, capacitação dirigida e um certificado de participação. A premiação será entregue em 24 de março de 2022 em local a ser definido.

História

A última edição da premiação foi realizada em 2019 e contou com 89 inscrições, 32 finalistas e quatro projetos vencedores Todas as participantes são exemplos de mulheres que fazem a diferença, especialmente nas comunidades em que atuam.

Programação

19h: Início do evento com transmissão pelo Youtube da ArcelorMittal Brasil

19h10: Abertura: Jorge Oliveira, CEO ArcelorMittal Aços Planos

19h25: Apresentação do Prêmio Mulher: Jennifer Coronel, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão

19h40 Painel: Mulheres empoderadas, inspiradoras e empreendedoras

  • Mazé Lima, Empresária, proprietária da Mazé Doces
  • Marina Soares, Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil

20h20: Fala Jacqueline Moraes, Vice-governadora ES

20h25: Encerramento: Raquel Pitella Cançado, Diretora de Suprimentos ArcelorMittal Brasil