Aparelho invisível alia saúde e estética em tratamentos dentários

08/07/2022

Larissa Lima, especialista em odontologia estética, aponta que aparelho invisível traz mais conforto, comodidade e facilita a higienização dos dentes durante o tratamento ortodôntico.


O sorriso é uma das principais formas de causar uma boa impressão nas pessoas. Segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), no sorriso é onde se encontra 40% da beleza das pessoas. É por isso que cada vez mais indivíduos estão preocupados com sua estética e saúde bucal. Dessa forma, a escolha do tratamento para alinhar o sorriso requer cuidado e informação. Larissa Lima, especialista em odontologia estética, afirma que é possível optar pelo tratamento ortodôntico tradicional ou pelos aparelhos invisíveis e explica as principais diferenças entre as duas modalidades.


"O aparelho dentário tradicional é constituído por fios e braquetes de metais que são nitidamente visíveis, para o público adulto a aparência de 'sorriso metálico' pode causar algum desconforto e, por isso, muitos optam pelo alinhamento com o aparelho invisível. O dispositivo é quase imperceptível mesmo de perto e deixa a aparência muito mais harmônica", comenta Larissa.
Sobre a limpeza, a utilização do aparelho fixo pode tornar mais complexo os processos de escovação e o uso de fio dental. O cuidado deve ser redobrado para evitar o acúmulo de alimentos e contribuir para a formação de placa bacteriana e cáries. "Já o aparelho invisível é removível, ou seja, o paciente pode retirá-lo na hora de se alimentar e fazer a higiene bucal", aponta a especialista.
Larissa afirma que "o aparelho invisível é indicado principalmente para adultos que já estão com sua formação dentária permanente, também é uma boa recomendação para aqueles que já tiveram a experiência de usar aparelhos fixos antes, porém que se sentiram incomodados do ponto de vista estético, e por algum motivo depois de adultos tiveram que voltar a fazer tratamento dentário com o auxílio de aparelho, porém não querem voltar a usá-lo".


A manutenção e a duração do tratamento também são pontos diferenciais entre o aparelho fixo e o invisível: o planejamento do aparelho invisível é feito todo digitalmente e as visitas ao consultório para troca das placas podem ser mais espaçadas a depender das correções a serem realizadas; já o aparelho fixo requer visitas mensais para o ajuste dos braquetes e avaliação do andamento do alinhamento dos dentes.
"São opções diferentes que oferecem diferentes benefícios ao paciente, a escolha deve ser realizada de maneira consciente junto ao seu dentista de confiança, alinhando expectativa e as possibilidade de tratamento. Em ambos os casos, o importante é cuidar da saúde bucal, bem-estar e autoestima do paciente", destaca Larissa.