Antes, durante e depois: cuidados com o cabelo no Verão

10/02/2020

Os maiores vilões deste período são o sol intenso, o vento, o mar e a piscina. Especialista dá algumas dicas sobre como curtir a estação minimizando os danos aos fios

A chuva das últimas semanas deu uma trégua e o calor segue a todo vapor. E, além da proteção para a pele, também é preciso no verão ter um cuidado extra com a exposição constante ao sol para que os fios não sejam prejudicados. Somado aos prejuízos causados pela radiação UV - que degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, tornando-os fracos e opacos - o verão também é marcado por idas ao mar e a piscinas, que contribui para os danos.

Por isso, alguns cuidados ajudam a proteger o fio dos danos causados por todos estes fatores. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos lista os principais. Antes de entrar no mar ou na piscina, é indicado saturar os fios com água doce, e aplicar cremes hidratantes sem enxágue para minimizar os danos do sal e do cloro. "Se for possível manter os fios para presos em coques altos para evitar o contato contínuo com a água, enquanto se banha, é melhor ainda", comenta.

Após a exposição solar, é inevitável que o cabelo esteja danificado, ainda que minimamente. Principalmente os que já são quimicamente tratados - os descoloridos, coloridos, alisados ou os que utilizam muito secador e chapinha - estes estão ainda mais vulneráveis aos danos. Somado ao vento, que desidrata tanto a pele, quanto o couro cabeludo e os fios, é praticamente impossível o cabelo sair ileso da temporada de verão. A dica é fazer um cronograma de tratamento personalizado, para devolver a hidratação, brilho, maciez e massa aos fios. Os produtos naturais, como óleos vegetais, são muito bem-vindos, tanto para proteger quanto para tratar as madeixas.

"Uma das coisas interessantes é investir em produtos com filtro solar e adotar barreiras contra o sol, usando chapéus de aba larga, lenços e se protegendo embaixo do guarda-sol", orienta. Além disso, ao sair do mar ou da piscina é importante lavar os fios novamente com água do chuveiro ou mineral, já que o cloro danifica a cutícula, tornando o cabelo quebradiço, e o sal da água do mar resseca. "Se não for possível, a água de côco é uma boa opção. E também é recomendável reaplicar o creme hidratante, que contenha filtro de proteção solar", indica.

Novo produto ajuda na proteção

Pensando nestes cuidados, principalmente no verão, a farmacêutica tricologista Cristal Bastos sugere também o Leite Multifuncional, que é ideal para colocar naquela bolsa ou mala para quem terá a praia como destino certo. "Este produto é feito a base de óleo de côco, aloe vera e o sofisticado óleo essencial de ylang-ylang. Além disso, é natural e orgânico", recomenda.