Alimento liofilizado, você sabe o que é?

08/07/2021

Seja pela praticidade para quem mora sozinho ou para quem gosta de comprar pequenas porções, as embalagens de alimentos a vácuo agradam a muitos e, além disso, fazem bem à saúde. Conhecidos como alimentos liofilizados, a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni nos explica o seu processo.

"Geralmente para chegarem da forma que são comprados, legumes e frutas, grãos são congelados, depois passam por processo de pressão baixa do ar, onde a água congelada passa direto para o vapor, assim sabor, cor e textura são preservados e seu valor nutritivo", explica a médica.

Gisele ressalta que além de fazer bem à saúde, este tipo de alimento é ideal para quem precisa comer fora de casa e quer se alimentar bem. "Dá para levar para o trabalho e programar uma refeição rápida ou em um passeio". O alerta é para prestar atenção no que é liofilizado para o desidratado. "Há diferença e os alimentos desidratados por serem expostos a altas temperaturas, perdem nutrientes", relata.


--