Adolescentes procuram por cirurgia plástica nas férias

23/06/2022

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), nas férias escolares, a procura pelas cirurgias plásticas aumenta em média 60%, principalmente, por adolescentes. "Isso acontece porque o frio torna o pós-operatório mais confortável, favorecendo a recuperação mais rápida. Além disso, eles escolhem esse período por estarem de férias ou por estarem com tempo ocioso por causa da pandemia", diz o cirurgião Ariosto Santos.

Segundo dados do International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps), o procedimento mais procurado pelos jovens é a rinoplastia com 55.928 procedimentos. Conforme o médico, entre as cirurgias mais procuradas pelas jovens, estão a lipoaspiração, o implante de silicone nas mamas e a rinoplastia.

Nos meninos, os procedimentos mais procurados são a ginecomastia (redução das mamas que crescem demais) e a cirurgia para corrigir a orelha de abano. "A ginecomastia e a orelha de abano são cirurgias mais procuradas pelos meninos que se sentem com a autoestima baixa por causa de brincadeiras de amigos também adolescentes", revela Santos.

As cirurgias das meninas podem ser feitas a partir dos 15 anos. "Normalmente a redução de seios, principalmente quando esta acarreta alterações posturais por excesso de peso, podem ser realizadas a partir dos 15 anos de idade. Os implantes de silicone e lipoaspiração, geralmente a partir dos 17 - 18 anos de idade. Já a ginecomastia, geralmente, é feita em adolescentes acima de 18 anos, por outros motivos que não sejam a puberdade", explica Santos.

Para a cirurgia de orelha de abano, a partir dos 07 anos já pode ser feita. "Aos 07 anos, as orelhas já apresentam um tamanho definitivo e se o excesso estiver comprometendo a autoestima, a cirurgia pode ser então realizada", diz.