Acupuntura sem agulhas ajuda a regular cólicas e sono dos bebês

17/06/2023

No lugar das agulhas, a terapia é feita com pastilha de silício em pontos estratégicos que dependem de cada problema a ser tratado.

Acordar a madrugada toda e ouvir o choro do bebê sem parar é um desafio na vida de muitos pais que sonham em voltar a ter uma noite tranquila e restauradora. Em muitos casos a cólica é grande causadora da irritabilidade dos pequenos e hoje existem técnicas terapêuticas como a acupuntura sem agulhas que pode contribuir para que os bebês fiquem mais tranquilos e durmam melhor.

Com a técnica utilizada principalmente na medicina chinesa para proporcionar o bem-estar e o equilíbrio do corpo e da mente, é possível promover o relaxamento e alívio do estresse dos bebês. No consultório da terapeuta integrativa e acupunturista, Cinthia Casotti, a maioria das queixas é de pais e mães que já estão desesperados com o choro da madrugada e o acordar contínuo dos filhos por conta de cólicas.

Cinthia explica que utiliza a técnica da acupuntura com com stiper, que é uma pastilha de silício, estimulando pontos específicos do corpo, onde se encontram muitas terminações nervosas no tratamento da disfunção energética. A técnica com pastilhas de silício teve origem na Espanha em meados da década de 90. No Brasil é uma grande novidade. O uso terapêutico da pastilha está baseado principalmente na acupuntura e nas propriedades do silício.

De acordo com a terapeuta, "as pastilhas também podem ser utilizadas nas zonas reflexas das mãos, pés, rosto e orelhas. Podem ser utilizados sobre todos os chacras para equilibrá-los, ou sobre os que estiverem em desequilíbrio. Todos nós temos silício no nosso corpo, presente no organismo. Quando colocamos a pastilha no ponto da acupuntura acontece um estímulo biológico através da combinação do silício da pastilha e da nossa pele que viaja pelo sistema nervoso central e dá o comando cerebral", explica a terapeuta.

Ainda segundo Cinthia, "o objetivo é que haja uma biomodulação do corpinho da criança. Uma vez solucionado o problema, o paciente não tem regressão. Ou seja, as cólicas somem e o sono, se a causa for a cólica, se restabelece.

Importante dizer que a acupuntura realizada com a técnica da pastilha de Silício geralmente é associada a aromaterapia e outras técnicas que se complementam e garantem a maior eficiência no programa terapêutico, melhorando as cólicas e gases, o refluxo, regulando o sono, a irritabilidade e fortalecendo o sistema imunológico do paciente.