Abertas as inscrições para oficinas culturais gratuitas

03/11/2021

Iniciativa integra a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que terá início nesta sexta-feira (5). Oficinas ofertadas são de iniciação ao teatro de bonecos, de direção, teatro digital e de construção de pequenos monólogos a partir das memórias

Um dos pontos altos da programação do tradicional Festival de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) são as oficinas ofertadas, que visam a qualificação dos fazedores de arte. Nesta edição do evento, que terá início nesta sexta-feira (5), um grupo de profissionais renomados vão comandar as capacitações - iniciação ao teatro de bonecos, direção, teatro digital e construção de pequenos monólogos a partir das memórias - e os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente (links no serviço).

Dudu Guimarães vai ministrar a oficina "Iniciação ao teatro de bonecos", em formato presencial, no Teatro Estrelas Ratimbum, no Centro de Vitória. Os participantes vão conhecer um pouco da história e origem de algumas formas e técnicas de teatro de bonecos e executar a construção de um boneco e ainda experimentar os processos e exercícios para orientar na sua manipulação.

Já a "oficina de direção" será comandada pelos professores Luiz Paixão e Mariana Bizotto, de Minas Gerais, que vão dar uma visão diferenciada do teatro, onde o ator começa a compreender determinados aspectos que ampliam a visão sobre o espetáculo teatral. As aulas vão acontecer entre os dias 6 e 9, de forma remota, pela plataforma Zoom.

Outra oficina ofertada pelo Fenatevi é a "Teatro digital - presença remota e virtualização", via Zoom, com a professora Mariana Lima Muniz, de São Paulo. Será passado aos participantes conteúdos como os conceitos básicos da Teoria das Mídias, tais como mediação e remediação, transparência e opacidade midiática, virtual e presença, além de debate sobre a inserção do teatro em contexto digital, analisar criticamente obras contemporâneas que estabelecem relação entre teatro e o universo digital.

Também estão abertas as inscrições para a oficina "A construção de pequenos monólogos a partir das memórias", com o professor Lindolfo Amaral, do Grupo Imbuaça (SE), via Zoom. A proposta é passar aos participantes formas de construções e arquitetura de texto.

Sobre o Fenatevi O principal evento de teatro do Espírito Santo vai acontecer entre os dias 5 e 12 de novembro, em formato híbrido, com apresentações presenciais e virtuais. Na programação, mais de 30 espetáculos de vários estados brasileiros e de países como Chile e Cuba, além de debates e lançamento de livros.

A abertura do evento será no no Palácio da Cultura Sônia Cabral, nesta sexta-feira (5), às 19h30, com a presença de personalidades da cena cultural capixaba e transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais do Fenatevi. Às 20h, o Grupo Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, subirá ao palco para apresentar a peça "Os sacrilégios do amor", montagem inspirada nos contos de Nelson Rodrigues, que promete envolver o público com histórias que destacam trajetórias que se cruzam em adultério, paixão e morte, sob direção de Ribamar Ribeiro. Só será permitida a entrada mediante apresentação do passaporte de vacinação.

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - 17ª é uma realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes e apoio do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi)

Oficinas gratuitas

"Iniciação ao teatro de bonecos", com Dudu Guimarães

Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCToYmhMfdN5_Hm_U6PcB3k23KKUOj9dEAUMMbruwbrZ07w/viewform

"Oficina de direção", com Luiz Paixão e Mariana Bizotto

Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdozL_MxxQ_XLD062TlgsL84AEOLBK4mGBjc7xA_zVSf7Rog/viewform

"Teatro digital - presença remota e virtualização", com Mariana Lima Muniz

Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdg7TY46UusOa6dWUx8zbhD4cgdJaiKByQMkKLS bo7YDJ2l9Q/viewform

"A construção de pequenos monólogos a partir das memórias", com Lindolfo Amaral

Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZlnC9TWmF0M7sQhc_zAoCdVJsIP9kDmkjcAH8- Gju8F4WBg/viewform