A vacina chegou, mas os testes do COVID precisam continuar

Mesmo sem festas, feriado de Carnaval vem aí e muitos vão aproveitar para turistar, visitar parentes. E especialista alerta que as pessoas precisam continuar fazendo os exames antes e após retorno da viagem

A vacinação começou, porém, enquanto ela não se torna uma realidade de imunização para todos, as pessoas precisam continuar se protegendo e realizando o teste do COVID, principalmente antes de viajar ou visitar parentes por aí. É o caso do feriado de Carnaval que está chegando aí e exige ainda mais atenção.

Segundo o coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza exames para detecção do COVID-19 em sistema drive thru em parceria com o Laboratório Marcos Daniel no antigo aeroporto de Vitória, mesmo com eventos cancelados por todo Brasil, há quem vai aproveitar para viajar e turistar por aí, seja pelo Brasil ou exterior. E ele alerta para as pessoas continuarem se cuidando, afinal a vacina chegou, mas até ser realidade para todos vai demorar.

"Manter todos os cuidados se faz essencial para a própria proteção e dos outros. Então antes de viajar para qualquer lugar, faça o exame para saber se está negativado do vírus, e assim poder passear em segurança. Inclusive, quem for para exterior, que precisa apresentar o PCR negativo, pode agendar o exame dentro do prazo solicitado pelas companhias áreas e não correr o risco de ser barrado. E não esqueçam: quando retornar de viagem, mesmo sem sintomas, refaça o exame para poder retomar a rotina", orienta.

O coordenador do Teste Covid Capixaba ainda orienta: "ao sinal de qualquer sintoma, não deixe de procurar o médico e realizar o exame para ter certeza. E enquanto há essa possibilidade do risco, mantenha distância das pessoas e redobre os cuidados. É nesse início o maior perigo de contágio, pois enquanto a pessoa não tem a certeza do resultado do exame, ela continua convivendo com as pessoas e muitas vezes sem cuidado algum. Esse comportamento está errado. Seja consciente, proteja a si e aos outros", complementa ele.

Quais testes fazer?

Para detectar o COVID, segundo o coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, a pessoa pode escolher entre diferentes testes, desde o Teste do Dedinho, tecnologia hoje eficaz, que sai em 15 minutos, e que mostra a presença de IgG e IgM. Outra opção é o Teste Rápido de sangue que faz a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM, no qual o resultado sai em 6 horas.

Há também o Teste sorológico IgG e IgM, exame de sangue para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM, que possui alta precisão com análise completa do sangue. Resultado entre 2 e 3 dias. E outra opção do exame é o PCR, indicado para pessoas a partir do 3º dia de sintomas, ou que vão viajar para o exterior e precisam apresentar o teste negativo. Este sai o resultado em um dia útil e a análise é feita com amostras da secreção coletadas do nariz e garganta e seu resultado mostra o vírus ativo ou não no corpo com mais precisão.

TESTE COVID CAPIXABA

Drive Thru no antigo Aeroporto de Vitória - Av. Fernando Ferrari, s/n. (antigo embarque)

Funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 14h.

Exames a partir de R$ 79,99.

Mais informações pelo site https://www.testecovidcapixaba.com.br/

Telefone: (27) 99312-5677

Instagram: @testecovidcapixaba