A cozinha no INFINITO PARTICULAR de RENZO CERQUEIRA

20/12/2022

O infinito particular é o tema escolhido para a CASACOR no ano de 2022. Com o foco nesse tema ligado a convivência, juntos foram os pontos de partida para a elaboração do projeto de interiores da COZINHA principal da CASACOR ESPIRITO SANTO de Renzo Cerqueira. O ambiente possui um espaço amplo de aproximadamente 40m² e foi idealizada para pessoas que gostam de receber com requinte e possibilidades.

O uso predominante do preto, cinza e texturas brutas referenciam o momento de pandemia que vivemos recentemente. Para o período pós pandêmico esses elementos representam a força e a sobrevivência de uma fase traumática. Podemos ver nos detalhes como por exemplo a textura da marcenaria na cor preta imitando a madeira ebanizada, revestimentos de tijolinho rústico, pedra e piso expressivos com veios bem marcados.

Painéis amadeirados circulam o ambiente "abraçando" quem está presente no local, deixando tudo mais aconchegante e trazendo referências da natureza. Para deixar o espaço ainda mais confortável visualmente, formas orgânicas foram inseridas no desenho da marcenaria e os detalhes ripados trazem elegância firmando ainda mais o ar contemporâneo da cozinha. Também podemos ver as curvas na mesa de jantar e na ilha. As formas sinuosas aplicadas em meio às linhas retas, representam os movimentos da vida, ora estamos desviando os nossos percursos e ora estamos caminhando em linha reta.

A Iluminação foi o ponto chave para completar toda a essência do local. Spots que emitem uma luminosidade focal, juntamente com as fitas de led posicionadas para emitir a luz indireta, tornam o ambiente cênico. Todas as cores, materiais e texturas são evidenciados com o projeto luminotécnico aplicado na cozinha, deixando tudo ainda mais aconchegante. O paflon posicionado acima da mesa de jantar, também com a iluminação indireta, adorna o ambiente compondo com outras peças que também são assinadas.

Grandes nomes do design brasileiro estão presentes na cozinha principal da CASACOR trazendo arte e dando ainda mais personalidade para o ambiente. São eles... Aciole Felix, Ana Moraes (Molle Design), Alex Rocca, Carol Gay, Eduardo Trevisan, Felipe Gazoni (Molle Design), Fernanda Maleski (Estúdio Carmine), Monica Zorzanelli, Tiago Datti (Estúdio Carmine), entre outros. Dentre as peças dos artistas presentes no espaço, duas se destacam pela exclusividade. O artista Alex Rocca desenvolveu uma tapeçaria exclusiva para a cozinha que apresenta muito do design atual com referências antigas da cultura africana. Outra peça desenvolvida especialmente para o ambiente e será lançada no evento, é a cadeira Voga assinada pelo designer Eduardo Trevisan, que traz muito do design no mobiliário de alto padrão.

O ambiente como um todo representa muito dos sentimentos do momento do arquiteto, que resumem-se de forma geral em uma palavra: resiliência. Afeto e o convívio em família foram diretrizes importantes para a concepção desse projeto que conecta alma, design e funcionalidade. Uma cozinha que traz sentimentos, e não só um espaço para cozinhar, mas um espaço para estar.  Fotos de Camila Santos.


Serviço: @renzocerqueira