Combate ao Bullying: Diálogo desde a infância
No próximo dia 07 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. O bullying é uma realidade preocupante dentro e fora das escolas e o combate começa com educação, respeito e diálogo.
Para a diretora da Maple Bear Vitória, Bethânia Barcelos Lorençon - instituição bilíngue que adota uma metodologia prática e humanizada - preparar crianças e adolescentes para um mundo mais empático é parte essencial da missão escolar.
A série Adolescência, da Netflix, reforça essa discussão ao retratar os desafios dos jovens e os impactos emocionais do bullying. “O programa mostra como a falta de acolhimento e orientação pode gerar consequências profundas, tornando ainda mais evidente a importância de um ambiente escolar que priorize o bem-estar dos alunos”, destaca a diretora.
Bethania ressalta que na Maple Bear o incentivo à compreensão do outro e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais são estimulados desde a infância.
“Nossas salas de aulas são ambientes de imersão bilíngue e aprendizagem constante. Os espaços são amplos e estimulantes, organizados para potencializar a absorção do conteúdo e imersão na língua inglesa, mas também para reforçar a busca e construção do conhecimento”, explica. Há diversas aulas e atividades práticas que estimulam as interações sociais.
O combate ao bullying é uma ação constante, que envolve professores, alunos e famílias. “Queremos que nossos estudantes se tornem cidadãos conscientes, capazes de construir relações saudáveis e de intervir quando presenciarem qualquer situação de desrespeito”, conclui a diretora. A escola precisa ser um espaço seguro para todos, onde o aprendizado vá além do currículo acadêmico e inclua valores fundamentais como respeito e inclusão”, afirma.