Relíquias e obras de arte são destaques em exposição

Publicado em 16/03/2017 às 10h56

O acervo reúne mais de 200 raridades, entre esculturas, pinturas e mobílias de época

Obras raras, carregadas de história e beleza vão encantar os capixabas durante a exposição do Leilão de Outono Empório das Artes, no Shopping Vitória. O acervo reúne mais de 200 peças, entre esculturas, mobílias de época, pratarias, porcelanas e pinturas de artistas consagrados, como Romanelli, Levino Fanzeres, Armando Leite e Francisco Coculillo.

Segundo o marchand Lélio Cimini, que está à frente da Empório das Artes, as peças têm lance inicial a partir de R$ 20,00, chegando a valer até R$ 14.400, uma boa oportunidade para colecionadores e apreciadores de arte adquirirem obras por um preço abaixo do mercado.

Ele conta que um destaques é a tela Crepúsculo, de Levino Fanzeres, que participou do Salão Nacional de Belas Artes, em 1925. “Envolvida por uma moldura Art Nouveau e considerada uma verdadeira peça de museu, é a primeira vez que a obra vai a leilão. Também se destacam no acervo as pinturas ‘Paisagem com Flamboyant’, de Francisco Coculilo, e ‘Fazenda Boa Esperança’, de Armando Leite”, adianta Lélio.

A tela ‘Roda de Samba’, de Heitor dos Prazeres, é mais uma raridade do evento. A obra, que acompanha certificado de autenticidade, foi adquirida da família do pintor. Nascido no Rio de Janeiro, o artista também era famoso no mundo da música, sendo um dos pioneiros do samba carioca. Na pintura, seu trabalho é reconhecido internacionalmente, com obras espalhadas pelo mundo em museus, galerias e coleções particulares.

O mobiliário de época também é bastante representativo, com relíquias que contam a história do país. Destaque para duas poltronas estilo neoclássico e para o Livreiro estilo Manuelino em imbuia. Já o mobiliário assinado é representado pela Poltrona Pigalle, do designer filipino Kenneth Cobonpue. Desenvolvida exclusivamente para a Artefacto, em 2010, a peça tem estrutura em aço, fibra de abacá e nylon e se destaca em qualquer ambiente.

Outro atrativo são as peças que representam a Arte sacra, reconhecida como uma importante forma de manifestação artística no Brasil. O acervo reúne pinturas e esculturas raros com temas religiosos. Entre elas, está o quadro “Santa Ceia”, esculpido em bronze e datado de 1944. “Outra peça que chama a atenção é o oratório do século XIX, com imagem de Nossa Senhora da Conceição em madeira. Para quem é colecionador ou admira arte sacra vai se impressionar”, comenta Lélio Cimini.

Entre as esculturas, destaque para ‘O Torso’ em bronze, da artista plástica Vera Torres. Há ainda outras raridades, como mesas em jacarandá, peças em cristal e prata, aparelhos de jantar, luminárias antigas e tapetes persas.

O Leilão de Outono Empório das Artes será no dia 21 de março, às 20h30, no Shopping Vitória. A exposição de todas as obras poderá ser conferida de 15 a 20 de março. A entrada é gratuita.

 

SERVIÇO

Leilão de Outono Empório das Artes

Período da Exposição: De 15 a 20 de março

Horários: das 10h30 às 21h30 (segunda a sábado) e das 15 às 20h30 (domingo).

Pregão: Dia 21 de março, às 20h30, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha

Local: Espaço Cultural Shopping Vitória by Empório das Artes

Assessoria de Imprensa: RF Assessoria de Comunicação (Camilla Gumieiro e Rose Frizzera) – 3207-3351 / 99989-2739   

 

 

 

Enviar comentário

voltar para Zoom

left show fwR|left tsN fwR|left show fwR|c05|||login news b01 fwB tsN fwR tsY c05 bsd|b01 normalcase c05 tsN bsd|b01 c05 normalcase bsd|login news b01 normalcase c05 bsd|tsN normalcase c05|b01 c05 normalcase bsd|content-inner||