Onde homens e mulheres diferem no exercício?

Publicado em 28/12/2013 às 08h14

Nem melhor nem pior, apenas Diferentes

 

O homem é mais forte; a mulher mais flexível. Há diferenças marcantes também envolvendo o fôlego, hormônios, mente. Que os sexos são distintos todos sabem. Mais quais são as particularidades?

  • Mente

A mulher costuma apresentar níveis melhores de concentração e dedicação, por isso, os casos de precocidade entre as mulheres são mais comuns que entre os homens. A mulher é bem mais compenetrada com o treinamento. Segue corretamente os horários e a alimentação.

  • Flexibilidade

É este o triunfo feminino, basta ver a quantidade de ginastas. As mulheres são mais elásticas porque seus ossos são menores e mais leves, além da atuação hormonal. Corretamente treinada, ela aproveita também um menor índice de lesões.

  • Gordura

Os homens apresentam de 5% a 15% de gordura corporal; nelas o número varia entre 10% a 20%. Essa diferença interfere diretamente no desempenho em provas de longa duração, por exemplo. A adiposidade acaba sendo uma boa fonte de energia.

  • Força

Aqui o domínio é masculino, geralmente eles são 30% mais fortes, graça à Testosterona, hormônio que aperfeiçoa o desenvolvimento da fibra muscular e promove ganhos de força.

  • Hormônios

Os das mulheres oscilam (e como não é? rsrs), os dos homens são mais estáveis. Isso faz com que a mulher na fase menstrual responda de maneira menos eficaz ao treinamento. O desempenho na fase pré-menstrual, quando a mulher retém líquidos e “incha” é realmente inferior.

  • Coração

O da mulher é naturalmente menor, por questões e fisiológicas. É por isso que os homens são mais rápidos, cada batimento cardíaco masculino libera mais sangue e leva mais oxigênio para o organismo.

  • Cultura

Os homens desde sempre  foram estimulados à prática do esporte, e isso só ocorreu com as mulheres nas últimas décadas. Isso faz com que os recordes mundias masculinos tenham hoje evolução mais lenta do que entre as mulheres, e também que a busca pela atividade física regular seja menor entre eles.

 

Agora que você já sabe, fortaleça os seus pontos mais fracos e potencializes os pontos fortes e seus resultados aparecerão antes do que você imagina. E não esqueça: você não é pior do que ninguém, nem melhor, apenas diferente.

;-)

Abraços e bons treinos!

Diego Zanon - Consultoria em Atividade Física. www.diegozanon.com.br 

 

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