Sorriso em dia: Dentistas orientam cuidados com os dentes no verão

14/12/2021

Larissa Lima, especialista em odontologia estética aponta os vilões para um sorriso bonito
As férias de fim de ano e o início da estação, mais quente do ano favorecem momentos de lazer em praias e piscinas, por exemplo. A dentista Larissa Lima, da Clínica Áurea, alerta que os cuidados com a saúde bucal não devem ser negligenciados nesse período. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas nas festividades de Natal e Ano Novo, bem como de sorvetes e doces são pontos de atenção listados pela especialista.


"O consumo de bebidas cítricas e alimentos que possuem muita pigmentação se tornam mais comuns nesta época. No entanto, a acidez dessas bebidas pode causar danos ao esmalte dos dentes se não forem higienizados pouco após o consumo. Assim como com sorvetes e doces, eles possuem muitos corantes que podem causar manchas indesejadas, bem como cáries", explica.
Alimentos populares nas praias podem causar danos aos dentes, como o açaí. "Apesar de ser querido entre as crianças e os adultos, é um alimento que também pode deixar manchas pela superfície dos dentes. Se possível, faça um enxágue com água potável após o consumo", orienta.


A sensibilidade dental também é uma das "vilãs" da saúde bucal e, durante o verão, a falta da higienização após beber drinks e sucos cítricos pode piorar ainda mais o quadro. O grau elevado de acidez nessas bebidas fica em contato com os dentes e a saliva, agride diretamente o esmalte do dente. A longo prazo, a deterioração da proteção do dente, torna o dente cada vez mais sensível. Larissa diz que esses problemas podem facilmente ser evitados.
"Não é preciso suspender esses alimentos, mas é necessário ter em mente que a saúde bucal tem que estar em dia, para que não ocorram problemas futuros como a sensibilidade. A escovação correta e enxágue com água após consumir um desses alimentos são práticas que ajudam a manter o sorriso em dia no verão", disse.
Sorriso iluminado com segurança.


Para quem planeja recorrer ao clareamento dental para deixar o sorriso mais iluminado para o verão, a dentista especialista em Odontologia Estética da Clínica Áurea, Jessyka Bindaco explica que o procedimento segue alguns cuidados de segurança do paciente. "Antes de qualquer procedimento, deve ser realizado exame clínico e radiográfico para verificar se o paciente possui alguma restrição ou contraindicação. Por isso, é importante que o clareamento seja feito sempre com profissionais habilitados para evitar danos ao esmalte dos dentes e saúde bucal", orienta.


Carla Merlo, dentista da Clínica Áurea especialista em Reabilitação Oral, alerta para os riscos de procedimentos caseiros para melhorar o aspecto do sorriso. "As substâncias abrasivas utilizadas no clareamento caseiros podem levar ao surgimento de manchas nos dentes, aumento de sensibilidade nos dentes e, em casos mais severos, até queimaduras na cavidade oral e inflamações na polpa do dente", aponta.