Quais diferenças entre obesidade e lipedema, que afeta ex-paquita Tatiana Maranhão?

11/11/2022

A lipedema ficou mais conhecida após a ex- BBB 15 Amanda Djehdian revelar que tem a doença. Mas você sabia que o diagnóstico dela pode ser demorado, pois muitas vezes é confundida com obesidade? Esse foi o caso da ex-paquita Tatiana Maranhão, que antes de descobrir o problema havia passado por dezenas de médicos sem receber o diagnóstico correto, e, durante a adolescência, ouviu diversos comentários gordofóbicos sobre seu corpo.

A cirurgiã vascular Moriane Lorenzoni explica que lipedema é uma doença crônica, de origem genética, que acomete principalmente mulheres e é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas.

"O lipedema costuma surgir na puberdade, durante a gestação ou após a menopausa. A gordura é dolorosa e formada por pequenos nódulos, também é comum o surgimento de hematomas, flacidez, hipersensibilidade ao toque e o principal sintoma, que é a desproporção entre pernas e o tronco, além de celulite, sensação de peso nas pernas e cansaço", esclarece a especialista.

Já na obesidade, a gordura é distribuída de forma mais uniforme no corpo e pode ser tratada com mudanças de hábitos por meio de alimentação saudável e exercícios físicos. "O controle do inclui usar roupas de compressão durante as atividades esportivas para ajudar a prevenir o inchaço e melhorar a circulação e também sessões de drenagem linfática e dieta anti-inflamatória. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da doença. Nos casos mais avançados deve-se considerar a lipoaspiração, que vai tratar o acúmulo de gordura e o comprometimento da mobilidade", afirma a médica.

A cirurgiã ainda ressalta ser muito comum que as mulheres da mesma família desenvolvam o problema no decorrer das gerações. "Se suas as pernas, braços ou quadris estiverem aumentando de volume, não pense apenas em fazer dieta, consulte um angiologista e com ajuda profissional defina o melhor tratamento".