Protocolo personalizado propõe técnicas fisioterapêuticas ideais para solucionar disfunções sexuais em homens

04/11/2021

Procedimento foi desenvolvido pela fisioterapeuta pélvica, Raquel Pompermayer, com sua equipe e oferece o tratamento com exclusividade

Para muitos homens falar sobre disfunção sexual ainda é um "tabu" e, por isso, muitos acabam sofrendo por um longo período com problemas, sem conseguir procurar uma ajuda para o tratamento. Com o intuito de contribuir nesse processo, a fisioterapeuta e sócia da Pelvic - Saúde do Homem, Raquel Pompermayer, se dedicou ao longo da sua trajetória na área para desenvolver métodos que contribuem para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.

Assim surge o Protocolo de Saúde Sexual Masculino, desenvolvido pela especialista com o apoio da sua equipe, para realizar uma análise individualizada do paciente e, dessa forma, encontrar a indicação terapêutica ideal para a finalidade de cada um. Este método, exclusivo da Pelvic - Saúde do Homem, reúne diversas técnicas fisioterapêuticas, que trabalham a musculatura, a parte neural e circulatória da região íntima masculina. O objetivo é promover a neovascularização e o reforço muscular com o principal benefício de restituir uma qualidade de vida e saúde sexual plena.

"Em 2016, iniciei a elaboração do Protocolo de Saúde Sexual Masculino, que associa os recursos terapêuticos com tecnologia de última geração, unindo a evidencia prática de longos anos com a pesquisa e bases de dados científicos", explica Raquel Pompermayer, que também atua em consultórios, clínicas e no ambulatório de disfunções do assoalho pélvico da EMESCAM - idealizado e onde leciona desde 2004 e também coordena as atividades.

A ação desses recursos e técnicas trabalham o reforço e a função muscular do assoalho pélvico, regeneração neural e melhora da vascularização, tanto da região dos músculos quanto na região peniana. Existem ainda as causas de origem emocional que também estão contempladas no Protocolo de Saúde Sexual Masculino e são trabalhadas de forma multidisciplinar pela psicóloga da equipe da Pelvic - Saúde do Homem para que o equilíbrio entre mente e corpo gere melhores resultados.

Tratamento

O objetivo principal do Protocolo de Saúde Sexual Masculino é tratar as disfunções sexuais mais frequentes, como a erétil, a ejaculatória e a doença de peyronie. Os homens com comorbidades - como hipertensão e diabetes - apresentam excelentes resultados constatados na aplicação desse protocolo e, por isso, também são indicados para realizar este tipo de procedimento.

"O paciente que apresenta a disfunção erétil, na maioria dos casos, possui a alteração da circulação em toda a região peniana e do assoalho pélvico, por consequência de doenças associadas como hipertensão, diabetes, pós cirurgia de próstata e até a Covid-19, por exemplo", conta.

Dentre os recursos que compõe o Protocolo de Saúde Sexual Masculino estão disponíveis: a neuromodulação; a vibroterapia; a vacuoterapia; o biofeedback eletromiográfico; e a terapia por ondas de choque, que é o recurso tecnológico mais recente e inovador que completa o tratamento com a sua ação de neovascularização, sendo a única clínica do estado a trabalhar com esta técnica.

Prevenção

Além de ser a solução para muitas disfunções, a fisioterapia pélvica também é uma grande aliada para envelhecer com saúde e bem-estar. Neste caso, o Protocolo de Saúde Sexual Masculino pode ser realizado de forma preventiva com o objetivo de manter a função, a força, a consciência e uma boa circulação da região pélvica, promovendo saúde e desempenho sexual em plenitude.

Praticar exercícios físicos, se alimentar de forma equilibrada e fazer um acompanhamento com o urologista ajudam a prevenir, viver melhor e com mais saúde. A fisioterapia pélvica agrega valor ao tratamento médico, além de promover resultado satisfatório e bem-estar.

"O procedimento é prescrito de forma individualizada e, após uma avaliação fisioterapêutica, realizamos todo o planejamento para a sua execução. Os pacientes submetidos ao Protocolo de Saúde Sexual Masculino têm obtido resultados extraordinários, que colaboram para uma evolução muito positiva nos relacionamentos conjugais e de toda a família, levando ainda mais qualidade de vida à muitos homens", destaca.