O verão vem aí: conheça os perfumes ideais para a estação

20/12/2022

O verão está chegando. É a estação do sol forte, dias mais longos e, claro, muito calor. E os perfumes ideais para serem usados nesta época do ano devem ser os que garantem maior frescor e sensação de bem-estar. Os mais indicados, segundo Maria Angela Feu, sommelier de perfume da Fragrance Maison, maior perfumaria do Estado, são os florais, os cítricos e os levemente adocicados.

Os cítricos são suaves, tendo como as notas mais comuns as de tangerina, hortelã, limão siciliano, acerola e flor de laranjeira. Já os florais têm um toque romântico, tendo entre as notas mais conhecidas as de lavanda, jasmim, pêra e lírio.

"Embora o calor favoreça a evaporação e haja necessidade de reaplicá-los, os cítricos garantem leveza, o que a gente mais quer nesta época do ano", esclarece a especialista.

Outro conselho é investir em rótulos que levam "água" no nome, pois também costumam ser leves e refrescantes.

Perfumes mais marcantes e concentrados, que contêm na formulação madeira, patchouli, gourmand e os mais adocicados, embora fixem melhor na pele, não são indicados no clima quente, pois por serem mais fortes podem causar enjoo e náuseas.

"Por isso, uma dica para quando for comprar o perfume, olhe a concentração do produto: quanto mais concentrado, mais duradouro e com maior poder de fixação: os perfumes têm concentração acima de 20% e as águas de colônia apenas 5%, prolongando a sensação de frescor do banho, tudo o que queremos nesta época do ano", ensina Maria Angela.

Durabilidade

Em dias mais quentes, o perfume deve ser borrifado no pulso, pescoço e na parte de trás da orelha, pois o local de aplicação influencia na duração do cheiro. "Por serem áreas de maior circulação sanguínea, essas regiões colaboram para maior fixação do perfume", esclarece.