Menopausa precoce: plantas regularizam os hormônios

29/04/2022

A menopausa precoce ou prematura é causada pelo envelhecimento dos ovários antes do tempo, ocorrendo a perda de óvulos em mulheres com menos de 45 anos, o que traz problemas de fertilidade e dificuldades para engravidar em mulheres mais jovens.

O problema da menopausa precoce pode estar ligado a um distúrbio hormonal, em que é reduzida a produção de hormônios femininos, mas também pode ocorrer devido a falência do funcionamento dos ovários, o que é chamado de falência ovariana precoce (FOP).

No caso dos distúrbios hormonais, o uso de plantas pode regularizar os hormônios. Conhecida como a planta reguladora dos hormônios, a amoreira pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa. De acordo com a farmacêutica da Globo Fórmula, Luiza Scardua, ela possui inúmeros efeitos comprovados com substâncias benéficas ao organismo. "Algumas mulheres acabam sentindo os sintomas da menopausa com mais intensidade. E os principais e mais comuns neste período, que podem ser reduzidos com a substância, são: ressecamento da pele, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, calores, dores de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários", lista.