Dicas de cuidados com os cabelos no inverno

03/08/2022

O cabelo é sem dúvida, independentemente do tamanho ou cor, o componente de maior vaidade do ser humano, principalmente das mulheres.

Para manter a saúde dos fios durante o inverno, com as temperaturas mais baixas, é comum algumas pessoas tomarem banhos mais quentes, deixando os fios ressecados e com tendência ao frizz. A hair stylist Juliana Malta, especialista do Be SPA Urbano, na Praia do Canto, orienta fazer visitas ao salão pelo menos a cada três meses para aparar as pontas e manter a hidratação dos fios em dia. Além disso, conversar com o profissional sobre como hidratar e lavar para ter melhor resultado de acordo com a época.

"Esse é o intervalo, de três meses entre os cortes de cabelo, o recomendado em média pela maioria dos cabeleireiros, é o tempo adequado de espera e que o cliente continua satisfeito com o corte e comprimento. Os fios crescem cerca de um centímetro por mês, e com o passar do tempo, o corte pode ir perdendo a forma, além disso elimina as pontas duplas, ajuda o cabelo receber nutrientes e cresce mais forte e saudável", explica Juliana.

A cabelereira ressalta que, cuidar bem dos cabelos, vai além da estética, é uma forma de resgatar a autoestima e a feminilidade, e no frio é tão importante quanto no verão. O bom de tratar agora é que os fios sofrem menos agressão (sol, sal, cloro), garantindo cabelos mais bonitos e saudáveis.

Nesta época é grande também o interesse por tratamento mais profundos, com consumo de produtos e técnicas diferentes para cuidados capilares. Ainda segundo Juliana, há grande procura pela cor ideal no inverno, porém o tom não precisa ser igual a pele. "O primeiro passo para descobrir o tom que combina mais é analisar o fototipo da pessoa (a cor da pele), que pode ser claro, médio ou escuro. Um ponto importante é que nem sempre quem tem pele clara combina com cabelo claro, e vice-versa para quem tem pele escura, por isso é recomendável ir fazendo mechas aos poucos antes de aplicar uma cor muito diferente da habitual", orienta a profissional.