Análise de coloração pessoal: o que é e como funciona

01/09/2022

A coloração pessoal tem se tornado um dos assuntos mais comentados e pesquisados no momento. O termo faz referência a um teste com tecidos usados para descobrir a temperatura, tom e o subtom da pele. Assim é descoberto quais são as cores ideais na hora de se vestir.

De acordo a consultora de moda e imagem, Ludmila Giacomelli, as opções pelas cores certas favorecem a iluminação da pele e até mesmo ajudam a disfarçar marcas de expressões.

"A coloração é uma metodologia universal. Além das mulheres, ajuda também os homens a descobrirem as cores que realçam as suas melhores características. A descoberta da coloração pessoal auxilia na autoestima, no autocuidado e autoconfiança", explica a consultora.

Diante disso, as paletas de cores são fatores essenciais no processo de autoconhecimento. A especialista ressalta que as cores apresentam propriedades que influenciam durante o teste, como: luminosidade; brilho; temperatura e contraste.

Como descobrir sua cartela de cores

Buscar por um profissional de consultoria de imagem e moda é o mais indicado para a realização da análise. Para que possa ser feita, o especialista irá utilizar um espelho, luz natural e diversas amostras de tecidos de cores diferentes. "Aproximamos o tecido ao rosto da pessoa, e assim verificamos os efeitos do reflexo que cada uma das cores tem sobre a pele e no contorno do rosto, através da metodologia. Desta forma podemos verificar a harmonia e outros pontos importantes para o visual. Esse processo só é possível de ser feito pessoalmente".

Durante o processo

Durante o processo de descoberta, segundo Ludmila, é analisado o contraste pessoal do cliente para saber se é alto, médio, baixo claro ou baixo escuro em busca do seu tom e subtom. Em seguida, a análise da temperatura é feita para descobrir se o tom é frio, neutro frio, quente ou neutro quente.

Cartelas de cores

Há um total de 12 cartelas de cores, que foram classificadas com os nomes das estações do ano. São elas:

Inverno Frio: cores frias

Inverno Brilhante: cores frias e com muita saturação

Inverno Escuro: cores frias e escuras

Outono Quente: cores mais quentes e intensas

Outono Suave: tons rosa-chá, oliva e marrom-claro.

Outono Escuro: cores quentes e escuras como petróleo, caramelo e marrom

Primavera Quente: cores quentes e sem adição de preto na composição

Primavera Brilhante: cores brilhantes, quentes e saturadas como laranja e vermelho

Primavera Clara: cores quentes, com personalidade delicada e suaves, como premium

Verão frio: cores suaves, frias e puras, como, por exemplo, o azul-céu

Verão suave: cores mais opacas, como o cinza

Verão claro: cores frias e suaves, como os tons pastéis.


Créditos fotos Ludmila Giacomelli: Juliana Paluzzi.